O 2° Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (AIMES-SP), realizado nos dias 4 e 5 de dezembro nas dependências do Centro Universitário de Franca (Uni-Facef), teve como resultado a elaboração de pelo menos três importantes documentos a serem encaminhados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) com propostas de apoio e parcerias para o desenvolvimento da qualidade do Ensino Superior por meio das instituições municipais.
Uma das propostas é a da criação do “Programa Bom Médico”, que beneficiaria as sete IMES que contarão com o curso de Medicina em 2015, incluindo as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), por meio de aporte financeiro e bolsas de estudos a alunos carentes a fim de formatar, também, laboratórios e materiais adequados que assegurem a qualidade do curso.
“O Governo do Estado pode, por meio desse apoio, beneficiar a comunidade melhorando e ampliando significativamente a prestação de serviço na saúde nas áreas de atuação dessas IMES, além de qualificar os alunos de Medicina”, destacou o diretor geral da FAI, prof. dr. Márcio Cardim, que também é o secretário geral da AIMES-SP e conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), que se fez presente no evento acompanhado do vice, prof. dr. Wendel Cléber Soares.
Outras propostas elaboradas no Encontro da AIMES-SP são a do “Programa Segunda Licenciatura”, que prevê bolsas de estudos em parceria com o Governo do Estado a quem já é licenciado e pretende cursar outra Licenciatura, e a ampliação do programa “Bolsa Escola da Família”. Segundo Cardim, a intenção é suprir a falta de professores e outros profissionais de Educação nas escolas de ensinos Fundamental e Médio.
Os documentos, assinados por representantes das 23 Instituições Municipais de Ensino Superior que atualmente integram a AIMES-SP, serão encaminhados para apreciação do governador já nos próximos dias, ainda em 2014.
OUTROS ASSUNTOS – O presidente do CEE-SP, prof. dr. Francisco José Carbonari, também esteve no Encontro em Franca e foi recepcionado pelo presidente da AIMES-SP, prof. dr. Marcos Sidnei Bassi (também reitor da Universidade de São Caetano do Sul – USC), pelo vice-presidente da Associação, prof. dr. José Rui Camargo (também reitor da Universidade de Taubaté – Unitau) e o anfitrião do evento, prof. dr. Alfredo José Machado Neto, reitor do Uni-Facef.
“[A presença do presidente do CEE-SP] demonstra que ele [Carbonari] está bem articulado com as IMES e se mostrou totalmente disposto a colaborar conosco. Ele revelou que o Conselho vem trabalhando num programa para melhorar a formação de professores por meio da estrutura das IMES”, ressaltou Márcio Cardim.
Durante o evento em Franca ficou decidido que o 3° Encontro Educacional da AIMES-SP será realizado nas dependências da FAI, em Adamantina, em março de 2015. E, paralelo a ele, será realizado também um encontro das equipes de comunicação das IMES para discutir uma proposta de marketing conjunto entre as instituições.