Parceria entre Prefeitura de Panorama, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Instituição Novo Amanhecer de Dracena, deram a nove jovens na faixa etária dos 14 a 16 anos a oportunidade do primeiro emprego nos estabelecimentos comerciais do município onde estão contratados no regime de menor aprendiz.
Segundo a presidente do CMDCA, Ruthe do Nascimento Marques, as vagas foram abertas a pedido do Ministério do Trabalho de Presidente Prudente nas empresas inscritas no regime de sociedade limitada, que empregam acima de sete funcionários.
Esses jovens recebem R$ 420 por mês, para cumprirem carga horária de 4 horas diárias de quarta a sábado. As segundas-feiras passam pela aula teórica na sede do Instituto Novo Amanhecer em Dracena. A aula serve de orientação profissional.
O parâmetro de escolha de cada adolescente leva em consideração toda vida escolar, a começar pelo bom comportamento e nota satisfatória. Todos eles estudam de manhã e trabalham no período da tarde.
De acordo com Ruth, existem atualmente 70 nomes na lista de espera da abertura de novas vagas no menor aprendiz em Panorama. Mas para abertura de novas oportunidades é necessária uma maior adesão de empresas.
Na avaliação do gerente do Supermercado Beira Rio, Claudinei Querche, a ideia do projeto é muito interessante. “Havendo interesse dos aprendizes na profissão, sem dúvida alguma, eles terão oportunidade para seguir no ramo”, assegurou.
Pablo Fernando, 16, é um dos três menores aprendizes que trabalha de empacotador no caixa do Supermercado Beira Rio. “Essa é uma oportunidade única na minha vida. Estou me empenhando cada dia mais”, afirma.
A idade limite do programa é de 21 anos, após essa faixa etária a empresa pode contratar.