Pela segunda vez no ano, a Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia (MS) entregou aos professores da Rede Municipal de Ensino, os certificados dos cursos ‘Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)’ e ‘Redes de Aprendizagem’. O evento aconteceu na noite do último dia 15, no Anfiteatro Ramez Tebet.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Débora Ladeia, que entregou, junto com as autoridades presentes, 32 certificados dos cursos que contaram com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).
O curso Redes de Aprendizagem ocorreu no período de 15 de maio a 30 de setembro, com duração de quatro meses, totalizando 40 horas. Este curso teve objetivo de promover a análise do papel da escola e dos professores frente à atualidade de uma sociedade que está totalmente tecnificada; compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas e, em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram em sua relação com a aprendizagem e com a escola, e ainda compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.
Já o curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com a Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) ocorreu no período de 8 de maio a 30 de novembro, com duração de seis meses. Este curso proporciona, aos educadores a teoria, metodologia e prática na sala de aula. Tem como objetivo compreender o potencial pedagógico de recursos da TIC no ensino e aprendizagem nas escolas; planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente em um desempenho acadêmico e promovam situações que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem em uma melhoria efetiva de desempenho.
A coordenadora do curso, Alessandra Aparecida de Mello Ribeiro falou da importância do curso na vida dos professores. “Hoje ninguém vive sem a tecnologia, pois ela está em todos os lugares e os professores precisam ousar nas aulas para atrair a atenção dos alunos. O objetivo é que os professores façam a diferença na sala de aula”, disse.
Além disso, houve a exposição dos trabalhos dos professore Franchesco Lopes, Adriana Gomes Miranda, Fabiana Francisca Alves Lopes, Gizele de Lima Alves Leite, Rosilaine Bernardino, Márcia Costa e Cícera Araujo Marques Brandão.