O governador Geraldo Alckmin definiu nessa sexta-feira, 26, mais cinco secretários para seu próximo mandato. Um deles é o advogado e desembargador coordenador da 27ª Circunscrição do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em Presidente Prudente, Aloísio de Toledo César, que assumirá no dia 1º de janeiro a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania.
Mesmo aposentado como desembargador, César vinha exercendo esta função em Presidente Prudente, com mandato até o dia 31 de dezembro. Ele já integrou o órgão especial do TJ-SP e, antes de ingressar na carreira jurídica, exerceu a profissão de jornalista.
A atual chefe da Pasta de Justiça e Defesa da Cidadania é a procuradora Eloisa de Sousa Arruda, no posto desde 2011.
OUTROS NOMES – Para a Secretaria da Agricultura foi escolhido Arnaldo Jardim. Engenheiro Civil. Jardim é deputado federal pelo PPS desde 2007. Foi secretário de Estado da Habitação (1992-93) e tem importante atuação parlamentar nos setores de Agricultura, Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento.
A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho será comandada por João Dado. Engenheiro Civil, ele é deputado federal pelo Solidariedade desde 1999. É agente fiscal de rendas do Estado de São Paulo e sindicalista, com atuação em entidades ligadas à sua carreira.
Para o Desenvolvimento Social foi escolhido Floriano Pesaro, atual vereador da Capital e recém-eleito deputado federal pelo PSDB. Sociólogo, já foi secretário-adjunto da Casa Civil do governador Alckmin e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de José Serra na Prefeitura de São Paulo.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude terá como titular Jean Madeira. Vereador da Capital pelo PRB, Madeira é professor de judô. Desenvolve trabalho social junto aos jovens, incluindo prevenção ao uso e combate às drogas, atividades esportivas e culturais.
O governador Alckmin, já havia anunciado nas últimas duas semanas, os primeiros nomes que irão compor seu novo secretariado a partir de 1º de janeiro.
Na terça-feira, 23, confirmou Clodoaldo Pelissioni, para o cargo de secretário de Transportes Metropolitanos. Formado e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, Clodoaldo foi diretor financeiro da Imprensa Oficial, superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e atualmente é secretário de Logística e Transportes.
Na sexta-feira, 19, Geraldo Alckmin anunciou o retorno de Edson Aparecido para a Casa Civil do Governo de São Paulo. A secretaria é responsável por fazer a interlocução com os municípios e atender a pleitos de deputados estaduais e federais.
Na quarta-feira, 17, o jurista e advogado Alexandre de Moraes, foi anunciado para a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Alexandre de Moraes substitui Fernando Grella Vieira.
Na terça-feira, 16, foi confirmado Márcio França para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A secretaria é responsável por ações e programas de estímulo à economia paulista. Entre suas atribuições estão a formação profissional, por meio do Centro Paula Souza, e a atração de investimentos, por meio da Investe SP.
Na segunda-feira, 15, o governador anunciou a criação da Secretaria de Governo. Saulo de Castro Abreu Filho será o titular da nova pasta, que terá como foco acompanhar os projetos estratégicos do governo.