A Vigilância Epidemiológica (VE) de Panorama apresentou balanço positivo sobre casos de dengue registrado entre 2013 a 2014. No ano retrasado, foram diagnosticados 193 casos positivos contra apenas 10 no ano passado.
Fazer com que a população se conscientize quanto à limpeza dos quintais ainda continua sendo a grande meta dos agentes da VE nas visitas casa a casa neste ano. Neste começo de ano, a vigilância aguarda exames de dois casos suspeitos.
Na última avaliação de densidade larvária (ADL) feita pela vigilância realizada rotineiramente de três a três meses, agentes encontraram nas residências larvas do mosquito Aedes Aeghypt transmissor da dengue nos vasos de plantas, pneus, latas, potes, frascos.
“São coisas que a pessoa mantém na casa e não permite a retirada”, disse Rejane Rodrigues da Mata, profissional de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância Epidemiológica.
Rejane aconselha a população a colaborar limpando o quintal e depositando toda a sujeira para coleta semanal do caminhão do lixo.
“Na verdade, aquela visita casa a casa feita pela vigilância poderia ser suficiente, mas infelizmente as pessoas só começam a se preocupar quando ouve falar de casos graves”, afirma a profissional.