A Secretaria de Saúde, através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) confirmou nesta semana o primeiro caso de dengue em Tupi Paulista deste ano.
De acordo com a profissional de Informação, Educação e Comunicação da Emvicen, Lienai Nascimento, trata-se de um caso importado da região de Catanduva. “O morador tupiense ficou naquela região por uma semana e voltou com os sintomas da doença, sendo depois confirmado o caso de dengue”, disse Lienai.
A Emvicen já realizou o bloqueio na residência e no entorno da casa do infectado, que consiste na eliminação de todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue, além da nebulização com veneno, “que agora é à base de água e não mais de óleo, não manchando e nem exalando um cheiro tão forte quanto o anterior”, pontuou Lienai.
A profissional de saúde faz um alerta à população, especialmente àqueles que viajaram para o litoral paulista ou outras regiões neste período de férias para que, ao perceberem qualquer sintoma, procurem uma unidade de saúde do município para a realização de exames e, em caso positivo, dar início ao tratamento e às ações que envolvem a coletividade.