O balneário municipal ‘Frederico Platzeck’, em Panorama, é um dos cinco municípios que receberam no último dia 19, um dos seis guarda-vidas temporários treinados pelo Corpo de Bombeiros da região, através do projeto ‘Operação Praia Segura’ para atuarem no salvamento de banhistas neste início de ano.
Em Panorama, o guarda-vida Paulo de Lima está trabalhando pela segunda vez no projeto patrocinado pela Petrobras.
Na região Oeste Paulista, foram direcionados guarda-vidas à Panorama, Presidente Prudente, Martinópolis, Rancharia e Rosana. Todos eles foram submetidos a uma prova que avaliou as habilidades físicas neste início de mês.
A previsão é de que o contrato se estenda até 31 de março, período que faz parte da ‘Operação Praia Segura’. O salário bruto pago, com benefícios, é de R$ 1.300.
Além de saber nadar, o guarda-vida deve ter no mínimo 18 anos, não possuir antecedentes criminais, ter o ensino fundamental completo e estar apto para a prática de exercícios físicos, comprovado mediante apresentação de atestado médico.
De acordo com os bombeiros, a ação já acontece no litoral paulista há anos, e existe a necessidade de ter apoio civil para evitar acidentes. No Oeste Paulista, a operação acontece pela segunda vez, sendo que foram contratados apenas seis temporários neste ano.