Um ex-presidiário, de 40 anos, foi baleado na madrugada desta sexta-feira (30), por volta das 4h30, ao tentar invadir a casa de um agente penitenciário, de 36 anos, na Vila Nova, em Presidente Venceslau.
Segundo o delegado Sthefano Rabecini, durante a madrugada, o agente ouviu um barulho na área externa de sua casa e, armado, foi verificar o que estava acontecendo.
“Já no quintal, ele se deparou com dois indivíduos tentando abrir o portão da sua casa. Ele pediu para que os homens saíssem do local e, neste momento, um deles correu, mas o outro continuou tentando abrir o portão. Com medo, por morar com os pais idosos, o agente efetuou um disparo, segundo ele, em direção ao chão, mas acabou por atingir a perna esquerda do homem”, contou Rabecini ao iFronteira.
De acordo com o delegado, o próprio agente penitenciário acionou o Corpo de Bombeiros para que fosse feito o resgate do homem. “Ele foi socorrido e encaminhado à Santa Casa da cidade e não corre risco de morte”, disse. Ao receber alta, o homem será investigado pelo crime de tentativa de violação de domicílio.
Ainda conforme Rabecini, o agente penitenciário tem porte de arma. “A arma dele é legalizada e tem procedência, portanto, ele poderia utilizá-la, mas, mesmo assim, diante do fato, foi elaborado um boletim para investigar a conduta do agente em relação aos crimes de disparo de arma de fogo e lesão corporal. O inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário, que irá apurar se ele agiu ou não em legítima defesa”, ressaltou ao iFronteira.
Também de acordo com o delegado, o homem, morador de Rosana, havia sido liberado nesta quarta-feira (28), do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde estava preso por furto de gado. “Por coincidência, o agente penitenciário trabalha também no CDP de Caiuá, porém, ele alega que nunca o viu e que não teve contato com o homem na unidade prisional”, destacou Rabecini.