No último dia 3, em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Panorama aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº05/15, de 2 de fevereiro de 2015, de autoria do vereador André Ferreira da Silva. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as agências bancárias instalarem banheiros e bebedouros para atendimento aos clientes. Caso seja sancionada, a lei deverá ser regulamentada pelo Executivo. Na oportunidade, também foram apreciadas seis indicações.
O vereador e presidente da Câmara, Abel de Oliveira, solicitou ao chefe do Executivo, a instalação de um purificador de água no Velório Municipal “Antonia Paula da Silva”. Segundo ele, o equipamento deve ter a opção de água natural ou gelada, haja vista que o calor tem sido intenso e deve haver a preocupação de todos em consumir água filtrada para prevenir doenças e, principalmente, viroses, que tem sido muito frequentes.
Alex China Júnior indicou no sentido de climatizar o Velório Municipal e adequar o local em relação à acessibilidade. O parlamentar defende que é de conhecimento de todos o intenso calor na cidade do mais belo pôr do sol e que o local é sempre utilizado em momentos difíceis, portanto, com as melhorias, o mesmo se tornará um ambiente mais adequado para abrigar os amigos e familiares que necessitam velar seus entes queridos.
Outra proposta de sua autoria é no sentido da implantação de pontos de ônibus com cobertura e bancos em todos os locais em que os alunos aguardam o transporte escolar.
China justifica que os pontos de ônibus cobertos darão mais segurança a essas crianças e jovens que utilizam esse meio de locomoção e também aos pais que aguardam seus filhos, pois estarão muito mais seguros e abrigados do sol e da chuva.
Em indicação verbal, o vereador João Antônio da Silva Neto, solicitou ao Executivo estudar a possibilidade de climatizar todas as escolas municipais, salientando que os alunos vão sofrer com a falta desse equipamento por conta das altas temperaturas que vem sendo registradas.
O professor Sleiman El Aissami também fez indicações verbais: a primeira, no sentido de eliminar as duchas de água potável existentes no Balneário Municipal e instalar nas proximidades de todas as escadas, duchas com água bombeada diretamente do rio, pois de acordo com o edil: “estamos vivenciando a falta de água tratada em muitos locais, o que futuramente pode acontecer em Panorama”, disse.
Essa sugestão foi aprovada com o voto contrário do vereador Sebastião Paes Franco que discordou da opinião do colega, alegando que muitos turistas viajam para longe após adentrarem as águas do rio Paraná e a falta de água potável para se enxaguarem poderia causar doenças levando em consideração o tempo de deslocamento de cada um a seus municípios.
Noutra propositura, Aissami solicitou ao prefeito, estudar a possibilidade de retornar as aulas de capoeira, atendendo a reivindicação dos antigos alunos.
Exceto a indicação que teve voto contrário do vereador Sebastião Paes Franco, as demais foram aprovadas por todos os edis.
Além do público, fizeram-se presentes, os vereadores Abel de Oliveira, André Ferreira Lima, Alex Júnior Montanha, João Antônio da Silva Neto, Lincoln Fernando Bocchi, Luciana Ferreira de Souza, Sebastião Paes Franco, Sleiman El Aissami e Soraya Aparecida Fonsati Mázzaro. (As informações foram enviadas pela Câmara Municipal)