O prefeito Ivo Santos participou ontem, 12, da visita da comitiva de uma empresa do Japão às instalações da Adasebo, empresa do Grupo Patense.
A possibilidade da instalação de uma fábrica de osseína no antigo Matadouro Municipal por parte da Patense despertou interesse da quarta maior fabricante de gelatina do mundo, a Nitta Gelatin Inc., com sede em Osaka, no Japão.
A visita foi coordenada pelo diretor Industrial da Patense, Eron de Carli. “A Nitta é uma empresa globalizada e a parceria tem como objetivo a transferência de tecnologia para agregar valor à matéria-prima processada em Adamantina e incrementar a unidade local. Nosso objetivo é incrementar volume, incrementar qualidade, valor agregado de preço de venda e, por consequência, de faturamento para a empresa e tributos para o município”, enfatiza o diretor.
O prefeito Ivo Santos destacou a possibilidade de ampliação dos postos de trabalho e lembrou que o Matadouro Municipal foi fechado em outubro de 2013, em razão da precariedade nas condições de manutenção, além da necessidade de readequação às exigências da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). “É uma empresa capitalizada e está demonstrando isso nos investimentos diretos que vem fazendo no município. Já aumentou de 60 funcionários para 104 empregos diretos e tem perspectiva para ampliar, em espaço relativamente curto, a 400 funcionários e, tem um detalhe, qualificados”, destaca.
A presidente da Câmara, que também participou da visita sugeriu que os vereadores conheçam a unidade para que a Câmara esteja junto com a empresa.
O Grupo Patense é um dos mais importantes no segmento de reciclagem animal no Brasil. Produz farinha de carne e ossos, sebo bovino industrial, sebo bovino para alimentação animal, farinha de carne e ossos suínos, etc. Em 2014 adquiriu a Adasebo de Adamantina, localizada na vicinal José Bocardi, km 2, no Córrego Tocantins.
Um dos objetivos da Administração Municipal é que com a parceria com a fabricante japonesa e a utilização do espaço do Matadouro Municipal para empresa osseína, aumente a oferta de empregos no município.
A visita contou com a presença do conselheiro e diretor da Nitta Gelatin, Raymond Merz, do diretor de Planejamento e Gestão da divisão de gelatina da empresa, doutor Keiji Suzuki. Os representantes da empresa foram acompanhados dos profissionais Yoshitaka Murakami e Cecília K. O. Fukushima, da Sojitz do Brasil S.A., que acompanha a possibilidade de parceria entre a Nitta e Patense. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura)