Os conselheiros tutelares de Panorama, não aderiram à paralisação dos serviços nessa quinta-feira, 12, como aconteceu em vários municípios pelo país afora.
A mobilização nacional ocorreu dias depois do episódio registrado na cidade de Poção, localizada no Agreste pernambucano, a 237 km do Recife, quando na noite do dia 6, três conselheiros tutelares e uma idosa, avó de uma criança de três anos, foram executados ao retornar de uma audiência que aconteceu na cidade vizinha.
O crime que chocou os moradores do local teria ocorrido no Sítio Cafundó, na zona rural do município. Segundo consta, a criança, que estava sob a guarda dos avós maternos, não se feriu na ação criminosa.
Conforme informações divulgadas em âmbito nacional, o delegado Antônio Barros, que coordena as investigações, disse que o grupo voltava do município de Arcoverde, no Sertão, após uma audiência na Vara da Infância e da Juventude, cujo pai teria perdido a guarda por ordem judicial.
As vítimas da chacina foram identificadas como Lindenberg Vasconcelos, 54 anos, Carmem Lúcia Silva, 37, Daniel Farias, 32, e Ana Rita Venâncio (avó da criança), 62.
Os conselheiros tutelares mortos faziam parte de um total de cinco no município e tinham como função, em geral, investigar a incidência de violação de direitos contra crianças e adolescentes, atender a reclamações feitas pela comunidade e identificar problemas relacionados a agressões no ambiente familiar e tomar medidas necessárias para proteger as vítimas.
Apesar de não ter aderido à paralisação, o colegiado do Conselho Tutelar de Panorama emitiu comunicado em que repudia o fato ocorrido e reivindica o respeito, o reconhecimento e a importância do trabalho do órgão.
O documento também enaltece, que os conselheiros locais se solidarizam com os colegas mortos no exercício de suas funções, bem como, com seus familiares, desejando que a ocorrência não caia no esquecimento das autoridades e não venha se tornar mais um dado estatístico.
O Conselho Tutelar de Panorama está sob coordenação de Ivete Fernandes Pinheiro do Nascimento.