O Centro de Referência de Assistência Social realizou o “CrasFolia” entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tendo por objetivo estimular o conhecimento sobre a importância do Carnaval como espaço de manifestação cultural, além de proporcionar momentos de alegria e confraternização entre os participantes.
As atividades ocorreram no período da manhã, junto aos grupos organizados de acordo com as oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos: famílias, idosos e deficientes. Os participantes puderam mergulhar no universo das marchinhas e resgatar a importância do Carnaval para a cultura brasileira, com a colaboração da psicóloga Franciele Sanches de Assis e da orientadora social Suelen Ferreira de Souza.
“Na cultura brasileira o Carnaval é muito mais do que um simples festejo, ou um feriado, constitui uma das peças que compõem a identidade brasileira. As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vão de encontro com a proposta de regaste da cultura brasileira, sendo o Carnaval uma das temáticas ricas em caráter cultural e festivo para esse objetivo”, afirma Rafael Teixeira Sebastiani, coordenador do órgão.
SCFV – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) organiza-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O serviço busca prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã e ocorre por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.