Unificação proposta em reunião, realizada na terça-feira, 10, no gabinete do Paço Municipal, com a presença do prefeito Jorge Diogo, do novo promotor de Justiça Marcos André, dos representantes da Associação dos Universitários de Brasilândia (AuBras) e da Associação dos Universitários do Distrito Debrasa, de secretários municipais, de vereadores e de pais de alunos pleiteavam vagas no transporte.
A reunião foi solicitada pelo promotor após um grupo de pais de alunos que matricularam os filhos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Três Lagoas (MS) terem procurado o Ministério Público para garantir o transporte desses estudantes junto a AuBras, que recebe repasse do município para o transporte de universitários para a região.
O promotor disse que o repasse merece elogios, pois o município não é obrigado, do ponto de vista legal, a oferecer o transporte que não seja para o Ensino Fundamental. Para Marcos André, AuBras é importante e pode assumir mais responsabilidades, basta que a sociedade se mobilize para que a associação se torne maior e mais aberta, prestando um serviço público à comunidade brasilandense.
Segundo o representante do MP, o transporte desses estudantes é a melhor política pública que existe, pois fomenta a educação de um número cada vez maior de pessoas. Para ele, os alunos do IFMS não podem ficar sem estudar e sugeriu a ampliação da AuBras e indicou que, com isso, a entidade pode tornar-se de Utilidade Pública ou ainda transformar-se em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Durante a reunião, o presidente da AuBras, Luan Kelvin Servilla, disse que a unificação dos estudantes em apenas uma associação otimizaria os recursos públicos repassados, pois a quantidade de veículos contratados por uma única entidade possibilitaria a redução dos custos. Houve resistência à proposta por parte dos membros da associação do Distrito Debrasa, mas ao final, perceberam que seria a melhor alternativa.
Para evitar novas reclamações, ficou acordado na reunião que a AuBras terá 60 dias para discutir mudanças em seu estatuto para ampliar sua atuação e oferecer transporte a outros níveis de ensino. Os estudantes do Distrito Debrasa e os alunos do IFMS passariam imediatamente a serem atendidos pela AuBras.
O prefeito Jorge Diogo elogiou a iniciativa da AuBras de trabalhar alternativas para viabilizar o transporte dos alunos do IFMS, bem como a participação do promotor Marcos André. Para ele, a sociedade organizada sempre terá voz e isso facilita o atendimento dos anseios da maioria.