Com dificuldades financeiras cada vez mais evidentes, provocadas pela queda na arrecadação municipal, a Administração Ivo Santos tem buscado alternativas para melhorar o atendimento da população com respeito ao dinheiro do contribuinte.
Foi com este intuito que Adamantina passou a fazer parte neste ano, após reiterados convites em administrações anteriores, no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista (Cisap), entidade que reúne 10 municípios da Nova Alta Paulista e tem como objetivo ampliar a capacidade de enfrentamento dos problemas na área de saúde, sejam em questões relacionadas à compra de medicamentos ou contratação de exames ou médicos de determinadas especialidades.
Mesmo sendo a mais nova integrante do Cisap, o prefeito de Adamantina já figura na diretoria da entidade, Ivo Santos é o secretário no Conselho de Prefeitos do Consórcio, que é presidido pelo prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, e conta ainda com Osvaldo Alves Saldanha (vice-presidente) e Brandio Pereira Filho (tesoureiro). A eleição do Conselho de Prefeitos ocorreu em Assembleia Geral realizada dia 22 de dezembro de 2014, o mandato é de um ano a partir de 1º de janeiro.
O Consórcio, fundado em 1998, inicialmente com cinco cidades da região, atualmente conta com a adesão de: Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pracinha, Rinópolis, Sagres e Salmourão.
O Cisap, no momento, passa por processo de reestruturação em seu estatuto. De acordo com o secretário executivo, Dirceu Alves, o Consórcio é uma associação civil e busca a mudança para consórcio público.
O Consórcio oferece atendimentos em 16 especialidades médicas envolvendo 59 tipos diferentes de procedimentos médicos, além de oferecer uma gama de serviços.
“Com o Consórcio é possível ter recurso para se investir. Com a união dos municípios temos maior capacidade de compra, pois compramos em maior quantidade e reduzimos o valor final”, ressalta Ivo Santos. “Esse tipo de atuação regional buscamos na Amnap, que hoje está preparada para este modelo de atuação e, nos próximos meses estará pronta para atuar desta forma”, lembrou.