Atendendo solicitação do prefeito Ivo Santos, funcionários da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina (Saama) instalaram na tarde do último dia 12, 10 lixeiras de concreto no Parque dos Pioneiros. Já na manhã do dia 13, servidores da Secretaria de Obras e Serviços realizaram a pintura das lixeiras.
De acordo com o secretário Ériston Bellusci (Saama), mesmo com policiamento na região do Parque dos Pioneiros, principalmente durante o período noturno, vândalos danificam o patrimônio público e quebram as lixeiras instaladas no local, prejudicando centenas de pessoas que diariamente passam pelo parque.
“Agora vamos colocar um material mais resistente e esperamos que a população auxilie na conservação e também coíba ações dos vândalos”, declarou o secretário que pede ainda para a população colaborar com a limpeza do parque. “Agora com as lixeiras precisamos ainda mais da colaboração da população para jogar o lixo no lixo”, lembrou.
Apesar de parcialmente interditado, o Parque dos Pioneiros continua sendo ponto de encontro de pessoas de todas as idades. O local é dotado de equipamentos de lazer e entretenimento, além da extensa área verde disponível.
O projeto de reurbanização e troca das tubulações antigas por aduelas de concreto é estimado em mais de R$ 6,5 milhões. A Prefeitura de Adamantina já cadastrou solicitação de recursos e aguarda a liberação do montante necessário para a restauração total.
Mesmo com o intenso trabalho nas esferas estadual e federal, não há previsão para a liberação dos recursos. “Estamos tentando sensibilizar os governos Estadual e Federal para a necessidade de recuperar o local. Não temos condições de fazer a obra com recursos próprios, pois assim como todos os municípios, estamos em situação financeira difícil”, frisou.