Após enfrentar 110 casos de dengue – até a última semana – a Prefeitura de Junqueirópolis resolveu adotar medidas mais rígidas para tentar amenizar o número de casos de pacientes infectados com a doença.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, Márcia Gomes, está sendo elaborado um panfleto informativo que posteriormente será encaminhado a todas as residências, alertando sobre o risco de o morador receber uma multa caso não mantenha o seu quintal limpo.
Os agentes comunitários estarão visitando as residências e caso identifiquem focos do mosquito da dengue, a notificação será deixada no local. Após o prazo estipulado pelo agente, um fiscal da Prefeitura recebe o caso e fica responsável pela autuação. A multa que é permitida pelo código sanitário quanto pela lei municipal será de 47 UFM, ou seja, R$ 127.
Márcia acredita que o Poder Público está fazendo a parte que lhe compete com diversas ações realizadas em todos os bairros do município, no entanto, infelizmente a população não está colaborando nos cuidados de prevenção e uma das alternativas será a aplicação de multa, que ainda não tem dia para começar a ser aplicada. “Estamos aguardando a aprovação do panfleto por parte do prefeito (Hélio Furini). Somente após a aprovação, esses panfletos serão distribuídos nas casas e em seguida o agente fará a visita”, ressalta.
O bairro Jardim Esperança lidera o número de casos de moradores que contraíram a doença, apenas dois setores da cidade têm a situação controlada, conforme informações da coordenadora.