Profundo conhecedor das políticas públicas e das novas diretrizes de atenção básica à saúde, o secretário de Saúde de Adamantina, Jorge Yochinobu Chihara, foi convidado pelo Governo do Estado de São Paulo a assumir a coordenação da Direção Regional de Saúde de Presidente Prudente.
Chihara é secretário do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), inclusive durante as três gestões do atual Ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de ter exercido a função de secretário de Saúde em Junqueirópolis.
Um dos técnicos mais respeitados na área de saúde no Estado, Chihara recebeu sondagem sobre a possibilidade de assumir a coordenação da DRS XI – Presidente Prudente, o que reafirma o potencial e qualidade do profissional que hoje atua na Administração Ivo Santos em favor da população adamantinense.
PROJETO E RESULTADOS – Jorge Chihara é um dos responsáveis pelo modelo de saúde, com foco na Atenção Básica à Saúde, que vem sendo implantado em Adamantina nos últimos dois anos. Mesmo em um curto período, esta nova forma de se pensar o atendimento à população já vem mostrando resultados.
Adamantina recebeu aprovação de sete novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com isso, o município possui 14 unidades credenciadas, que resultarão em atendimento de 100% da população com serviços de atenção básica após sua implantação.
“Agora o município conta com 14 Unidades de Saúde da Família credenciadas, 14 Unidades de Saúde Bucal e temos condições de contratação de 85 agentes comunitários para trabalhar nestas unidades”, destaca Chihara.
Jorge lembra que a administração solicitou profissionais médicos do Provab e do Programa Mais Médicos, para a implantação de novas equipes e ingressou em Consórcios Intermunicipais de Saúde para ampliar o poder de compra do município.
O município também contará com um Centro de Especialidade Odontológica (CEO). O novo serviço oferecerá, dentro da rede pública de saúde, tratamentos de endodontia (canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor (extrações, incluindo a retirada de 3º molares – dente do siso) e periodontia (gengiva), além de diagnóstico (com ênfase no câncer de boca), entre outros. O CEO está sendo instalado no bloco II do Centro de Saúde Dr. Clóvis Marinho.
INVESTIMENTO ELEVADO – Em Adamantina, no ano de 2014 a Prefeitura investiu 27,68% de seu orçamento na área de saúde, quase o dobro do mínimo preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Foram investidos o equivalente a R$ 26.440.845,60 no setor.