Após a coleta de material sorológico de aproximadamente 274 cães e eutanásia de 35 contaminados no ano de 2014, a equipe do Centro de Zoonose de Flora Rica inicia o procedimento anual em prevenção à leishmaniose, a partir do mês de março.
De acordo com a agente Elenice, o município teve um aumento da população canina, porém, com decréscimo de cães contaminados pela leishmaniose. “A cada ano, estamos conseguindo baixar o índice de cães contaminados, visto que em 2013, entre os 261 cães do município, 50 estavam contaminados, já no ano passado, dos 274 cães, apenas 35 estavam com a doença”, ressaltou.
A partir desta segunda-feira, 2, a equipe inicia a campanha em prevenção à leishmaniose 2015, através da coleta de sangue dos cães do município, procedimento necessário para detectar a doença nos animais. “Solicitamos a colaboração da população, permitindo a realização do exame, e caso o resultado for positivo, a eutanásia do cão, pois o risco de transmissão aos humanos existe e devemos reforçar a prevenção”, disse a agente.
A equipe ainda reforça os cuidados para evitar a propagação do mosquito transmissor da leishmaniose. “Eliminando o criadouro do mosquito palha, vetor que transmite a doença para os cães, através da limpeza de nossos quintais, podemos amenizar ainda mais, esse índice de contaminação”, finalizou.