Ocorreu na manhã do último dia 23, a cerimônia militar em comemoração ao 26º aniversário da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio e os 69 anos de presença da Marinha do Brasil no Oeste Paulista, presidida pelo CC(T) Hélio Sancler, que contou com as presenças de autoridades civis e militares, familiares da tripulação e membros da sociedade epitaciana.
Atenta as perspectivas de futuro do Oeste Paulista, devido ao grande potencial estratégico e econômico dos rios Paraná e Paranapanema, a marinha resolveu instalar em meados de 1946, sobre as terras da Jóia Ribeirinha, a Capatazia dos portos do Rio Paraná, a fim de atender aos anseios da comunidade náutica da região. O acerto dessa decisão se ratificou quando a então Capatazia foi elevada à categoria de agência e mais tarde a categoria de Delegacia de 2ª classe.
Ao longo dos anos, a área de atuação foi se modificando e passou a contar com 134 municípios, situados nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os ribeirões de outrora deram lugar aos balneários, constituindo áreas com grande potencial turístico para a navegação amadora, que hoje denota a principal demanda da jurisdição.
“Não obstante, se faz necessário o agradecimento justo e merecido àqueles que, no presente e no passado, contribuíram para o sucesso desta Delegacia Fluvial, que incansavelmente se dedicaram no desempenho de suas tarefas diárias, com total comprometimento, disciplina e espírito de sacrifício, a fim de prover resultados de excelência para a comunidade aquaviária, independentemente das dificuldades impostas”, disse os representantes da Delegacia.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio