Adamantina sediará na quinta-feira, dia 5, uma importante oficina do Siseb – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de SP. “Histórias que saem dos livros: contar histórias em 5 Es” abre a programação no Estado e deverá reunir em Adamantina profissionais de bibliotecas de toda a região. A atividade é gratuita e será realizada das 10h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.aprendersempre.org.br.
Como encontrar pérolas num mar de histórias… Como fazer textos e imaginação saírem dos livros… Esta oficina descortina o que está por trás de um conto bem contado apoiada por bibliografia prática e conceitos teóricos baseados em 5 Es.
De acordo com o ministrante, Fábio Lisboa, o objetivo é oferecer aos participantes a possibilidade de conhecerem ou aprimorarem os conceitos e as técnicas (teóricas e práticas), a sensibilidade e o repertório relativos ao ato de se contar histórias, além de despertar a capacidade criativa, emotiva e de expressão pessoal que contribuam para a narração de contos tradicionais, literários e de adaptações de histórias pessoais para o formato “contação de histórias” e proporcionar a aplicação dos conceitos de forma prática, fazendo com que todos participem ativamente e também criem novas possibilidades por si mesmos.
METODOLOGIA – Integração (aquecimento) – apresentação – história – conceitos teóricos – debates histórias – apresentação de histórias preparadas pelos participantes – integração (encerramento)
A metodologia é vivencial na qual o foco principal são as narrativas, mas a todo o momento as reflexões e vivências práticas (do palestrante e dos participantes) são utilizadas. A oficina é multidisciplinar, respeitando as diferenças e incentivando o aumento da autoestima e das potencialidades de cada um.
A metodologia vivencial é uma imersão na qual cada um pode descobrir algo além do aprendizado de técnicas para se contar histórias, permitindo aos participantes que levem consigo experiências transformadoras para a vida – e não apenas para o momento da narração – baseadas nos princípios da cultura de paz.
Fabio Lisboa é contador de histórias, autor, incentivador de leitura e palestrante. Graduado em Comunicação Social pela ESPM e Letras pela USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em editoras, universidades, escolas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Cultura, livrarias, TV Cultura, entre outros. Escreve semanalmente em www.contarhistorias.com.br.