O prefeito Ivo Santos repassou R$ 15 mil para a Associação Apelos e Patas de Adamantina. O recurso foi obtido junto a empresário da cidade que ficou sensibilizado com a situação da associação, que acolhe cães e gatos abandonados, oferece tratamento e encaminha os animais para adoção responsável, realiza visitas aos interessados para saber se tem condições físicas e financeiras para receber e manter o animal e acompanhamento após adoção.
Com o recurso, Ivo Santos espera auxiliar na reformar a sede da entidade, mas revela que continua trabalhando para outras conquistas. “Sabemos que não será o suficiente e estamos buscando parcerias para oferecer assistência veterinária além de também profissionais que possam auxiliar os voluntários no trabalho de acolhimento dos animais”, afirmou o prefeito, que no início do ano adotou um filhote, carinhosamente chamado de ‘Príncipe’. “Minha filha ficou apaixonada pelo Príncipe e adotamos”.
Ivo reforça que continua a busca de recursos e parcerias para auxiliar a associação neste importante trabalho que vem desenvolvendo. “Reconhecemos a importância da associação e estamos buscando recursos para auxiliá-los”, destacou. “Vamos buscar a realização ainda de uma campanha de castração de animais para evitar o crescimento descontrolado”.
Nágila Mostafa Bernardo Marins, voluntária e presidente da associação, revela que a doação será utilizada para parte da reforma necessária do abrigo da Apelos e Patas. Ela explica que o abrigo necessita de ampliação e divisão das baias (local onde ficam os animais), reforma na parte elétrica, nova rede de esgoto, troca de praticamente todo o telhado e outros reparos. A estimativa de gastos para estas reformas é de R$ 30 mil.
“Todas as voluntárias estão agradecidas pela doação, o dinheiro veio em boa hora e agora focaremos quais são nossas necessidades de reforma mais urgente, pois com o valor conseguiremos fazer apenas parte das nossas necessidades, e para mantermos as despesas mensais contamos ainda com os eventos e as colaborações”, afirma Nágila.
A Associação Apelos e Patas de Adamantina completou 1 ano de atuação formal no início deste ano e conta com a participação de 17 voluntários para atender cerca de 21 cães entre adultos e filhotes.
Além das dificuldades financeiras, a associação combate a falta de conscientização de parte da população, que abandona animais domésticos e impede o real objetivo da Apelos e Patas, que é o acolhimento de animais de rua.
Para suprir os gastos mensais, a associação conta com doações permanentes e promove campanhas e eventos, mas também conta com a contribuição mensal dos sócios colaboradores. Interessados em contribuir, com qualquer tipo de doação, pode entrar em contato pela página do Facebook (Projeto Proteção aos Animais de Adamantina) ou deixar doações no Auto Posto Pérola.
‘