Adamantina receberá, no próximo dia 28 (sábado), o ‘Farmacêutico na Praça’. A ação é uma das etapas da campanha promovida pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) que tem o objetivo de levar à população orientações em saúde e serviços. A campanha será realizada das 8h às 13h, na Praça Élio Micheloni.
De acordo com Maria Lúcia Tiveron Rodrigues, diretora da Seccional de Adamantina do CRF-SP, o Farmacêutico na Praça é uma campanha que procura despertar na população a importância do farmacêutico na melhoria das condições de saúde da comunidade onde atua, orientando sobre o uso correto de medicamentos e auxiliando na prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas.
Farmacêuticos voluntários e acadêmicos da FAI irão orientar sobre o uso correto de medicamentos e realizarão testes de glicemia capilar (diabetes) e aferição da pressão arterial (hipertensão), além de reforçar a ação de combate à dengue, com a distribuição de material educativo.
“Teremos ainda uma palestra, no anfiteatro da Biblioteca, com a participação de farmacêuticos voluntários sobre o uso racional de medicamentos”, revela Maria Lúcia.
DIABETES – Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue.
Em relação ao diagnóstico, existem diversos testes que podem mostrar se uma pessoa tem diabetes ou não. O mais comum é o exame de glicemia em jejum, no qual é necessário jejum de no mínimo 8 horas antes de se fazer o exame no laboratório.