A Prefeitura de Adamantina finalizou a elaboração de projeto de lei estabelecendo convênio, com transferência de recursos para a execução do Programa de Educação Infantil em regime de creche (período integral) e ação complementar à pré-escola (período parcial). O objetivo é viabilizar o funcionamento da creche do Jardim Bela Vista, que irá atender 120 crianças, sendo 60 em regime de creche (período integral) e 60 em ação complementar à pré-escola (período parcial).
O projeto de convênio com o Lar Cristão de Adamantina foi encaminhado pelo Executivo para apreciação dos vereadores. O valor estimado do convênio é de R$ 496.290,48, com repasses mensais de R$ 41.357,54.
O efetivo funcionamento da creche e o aumento das vagas é uma das propostas de governo de Ivo Santos, que desde o início de sua gestão tem atuado para a conclusão de obras e readequação das vagas oferecidas para atender a população. “Nosso objetivo maior é garantir mais vagas em creches com rapidez, estamos impossibilitados de contratar em razão dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gasto com pessoal. Esta foi uma alternativa viável e que proporcionará maior conforto às crianças”, assegura.
CRECHE MODELO – A unidade do Jardim Bela Vista foi pensada para ser modelo regional, aliando à educação conceitos de sustentabilidade e economia. Por isso, as secretarias de Educação e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente atuam em parceria para transformar a creche do Jardim Bela Vista em referência educacional, com destaque para sua proposta pedagógica, que terá como diferencial a temática ambiental.
Os alunos terão contato diário com uma série de equipamentos e práticas que promoverão o reuso de água das chuvas, maior economia de água e energia elétrica, além de também priorizar os conceitos de acessibilidade.
A nova unidade de educação terá calhas adaptadas para captação de água da chuva, torneiras automáticas econômicas, válvulas de descarga com fluxo duplo, sensor de presença, célula fotovoltaica, lâmpadas de led, calçada verde e rampas de acessibilidade.
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ériston Bellusci, a nova unidade será modelo para toda a região e servirá como projeto piloto para as demais unidades do município.
Entre as diversas inovações oferecidas na unidade, o diretor de Meio Ambiente Vinicius Ribeiro destaca a utilização de lâmpadas de led, mais econômicas e com maior durabilidade e potência e as válvulas de fluxo duplo.
Vinícius destaca que com o duplo acionamento, há possibilidade do aluno controlar a quantidade de água quando utiliza o banheiro. “Esta tecnologia possibilita que o acionamento seja feito de duas formas: com a utilização de três litros de água para remoção de dejetos líquidos e de seis litros para dejetos sólidos. A economia de água pode chegar a 40 % comparando-se as duas descargas”, destaca.