A nova diretoria da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), foi empossada hoje, 14, de manhã, em assembleia realizada em Junqueirópolis, que contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, vices, vereadores entre diversas autoridades da região.
O atual presidente, Hélio Furini, prefeito de Junqueirópolis, sucede no cargo, o prefeito de Adamantina, Ivo Santos que presidiu a entidade municipalista por dois mandatos.
Furini que também presidiu a Amnap, em suas gestões anteriores de prefeito, informou que atualmente a Associação está estruturada, o que irá facilitar os trabalhos.
“A meta é fortalecer politicamente a Amnap, por isso precisamos de uma maior presença de lideranças municipais, prefeitos, vices, vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de Governo. Nosso objetivo é incentivar essas participações”, afirma.
Ele explica que as reuniões serão temáticas e devido a abrangência de 31 municípios da Associação, para otimizar os serviços, foram criadas três regionais, de Dracena, Adamantina e Tupã.
“Apesar de estarmos na Nova Alta Paulista, as características dos municípios nessas três regiões são diferentes, vamos trabalhar juntos definindo as prioridades de cada um dos três núcleos e reivindicar junto aos governos Estadual e Federal”, informa.
A criação dos Núcleos de Desenvolvimento Regional, conforme Furini, nas regiões de Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz, é uma proposta do deputado estadual Mauro Bragato. “Já conversei com o deputado Reinaldo Alguz e os que representam à região e os mesmos apoiam a iniciativa”, ressalta Furini.
PROPOSTAS – O presidente acrescenta que as principais propostas as quais a atual diretoria vai trabalhar nesta gestão, serão a criação de um hospital regional, devido a elevada quantidade de presídios na região e reivindicar, junto aos governos Estadual e Federal, uma zona de incentivos fiscais.
“Estamos longe dos grandes centros e próximos ao estado do Mato Grosso do Sul, onde a cobrança do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), é menor que no estado de São Paulo, o que cria uma concorrência com as empresas locais”, esclarece.
Furini enfatiza a gestão do ex-presidente Ivo Santos, na organização da entidade e que possibilitou o avanço nas propostas da nova diretoria.
Ivo também ressalta que a entidade está organizada e isso foi um dos principais avanços na sua gestão. “Se em um primeiro momento foi necessário motivar a participação dos prefeitos, de certo modo conseguimos esse objetivo e irá auxiliar nos trabalhos do Hélio e da diretoria”, reitera.
Com as posses dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa, hoje, 15, às 9h e compromissos assumidos por deputados federais, não houve participação de parlamentares na assembleia.
Os deputados Mauro Bragato e Reinaldo Alguz enviaram mensagens de apoio à diretoria e se colocaram à disposição para continuar trabalhando em prol aos interesses dos municípios da região, através da Amnap.
O ex-deputado estadual e federal Tadashi Kuriki, de Presidente Prudente, esteve presente, assim como ex-presidente da Amnap, Osmar Pinatto, participaram da assembleia.
DIRETORIA – A nova diretoria para a gestão de 2015 é formada por Hélio Furini (presidente), o prefeito de Parapuã, Samir Pernomian: 1º vice-presidente, o prefeito de Panorama, Luis Carlos Henrique da Cunha: 2º vice-presidente, o vereador de Adamantina, Hélio José dos Santos: 1º secretário, o prefeito de São João do Pau D´Alho, Manoel Pereira: 2º secretário; o prefeito de Pacaembu, Maciel Corpa: 1º tesoureiro e o prefeito de Mariápolis, Ismael Calori: 2º tesoureiro.
Como membros efetivos do Conselho Fiscal foram empossados, José Antonio Pedretti (prefeito de Dracena), Osvaldo Saldanha (prefeito de Lucélia) e Edmar Mazucato (prefeito de Osvaldo Cruz). Como suplentes, Milton Polon (vereador de Dracena), Nair de Souza (vice-prefeita de Junqueirópolis) e Valentin Trevisan (prefeito de Rinópolis).
REGIONAIS – Na regional da Amnap de Dracena tomaram posse o prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Teodoro (diretor), o prefeito de Tupi Paulista, Osvaldo Benetti (vice-diretor) e o vereador de Tupi Paulista, Edson Bompadre (secretário).
Na regional de Adamantina, Ivo Santos é o diretor, o prefeito de Flórida Paulista, Maxsicley Grison, vice-diretor e o vereador de Lucélia, Valdecir Pereira da Silva (secretário).
Na regional de Tupã, foram empossados, o prefeito de Herculândia, Olendo Golineli Neto (diretor), a prefeita de Arco-Íris, Ana Maria Serafim (vice-diretora) e o vereador de Parapuã, Roberto Carlos Pereira (secretário).