O município de Nova Independência está em festa hoje, 21, e comemora 50 anos de emancipação político-administrativa.
Segundo o Censo do IBGE a população estimada em 2014 em Nova Independência é de 3.507 habitantes. Em 2010, esse número era de 3.068.
A cidade de Nova Independência originou-se de uma pousada de boiadeiros na estrada construída por volta de 1912, ligando Araçatuba ao Porto Independência, no Rio Paraná. Apesar dos poucos recursos do porto, muitas famílias foram se fixando ao longo da estrada, dedicando-se ao cultivo das terras. Todavia, somente em 1943, foi caracterizada a formação do povoado, pós a doação do terreno para seu patrimônio, por Modesto Junqueira. Devido à influência em sua formação, o núcleo urbano tomou, desde os primeiros tempos, a denominação de Nova Independência.
Deve-se a João Theodoro Batista, reconhecido como fundador, as ações pioneiras para a implantação da cidade, sendo o responsável pelo loteamento dos terrenos. Ainda em 1943, foi celebrada a primeira missa campal e construído o primeiro prédio, de propriedade do comerciante Pedro Viana.
A iniciativa da Prefeitura de Andradina em construir uma estrada, iniciada em 1944, ligando a cidade à Nova Independência, constituiu seu principal fator de progresso, visto que possibilitou a abertura de novos sítios e fazendas e o consequente desenvolvimento da agricultura, onde predominavam o arroz, milho, banana e fumo. Também a pecuária tomou novo impulso.
A cidade é atualmente administrada por Neusa Lopes da Costa Joanini e a vice-prefeita Edileuza da Cruz da Silva