Começou nessa segunda, 23, e vai até o dia 31 deste mês a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue. Com 305 casos confirmados da doença, o município de Tupi Paulista está engajado nessa luta contra o Aedes aegypti e programou uma série de atividades.
A Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) iniciou o arrastão de limpeza contra a dengue, que consiste na retirada de materiais que possam servir de criadouro do mosquito da dengue e na manutenção dos quintais limpos.
Paralelamente ao arrastão, nas escolas municipais serão distribuídos panfletos e serão apresentadas peças teatrais com o mosquito da dengue representado pelos alunos. Nas escolas municipais as atividades contam com a mobilização de diretores, professores, funcionários e alunos. O teatro sobre a dengue também será apresentado nas creches Leais e Cantinho da Criança.
Na próxima segunda-feira, 30, será realizada na Secretaria de Saúde a Sala de Situação da Dengue, para buscar soluções e discutir novas propostas de combate à doença.
De acordo com Lienai Nunes Nascimento, profissional de Informação, Educação e Comunicação da Emvicen, as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana têm principalmente o caráter educativo, por isso a forte presença nas escolas. “Com as crianças nós criamos uma nova mentalidade e elas ainda influenciam os pais”, declarou Lienai.
As autoridades de saúde alertam a população para que façam a sua parte no combate à dengue, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.