O município de Lucélia confirmou adesão à Hora do Planeta 2015. O movimento acontece amanhã, entre as 20h30 à 21h30.
Os locais escolhidos pela Prefeitura, por meio da Diretoria do Meio Ambiente, são: Praça dos Pioneiros (Vila Rennó), Praça Luiz Ferraz de Mesquita (Casa da Cultura), Praça São Cristóvão (próxima à fábrica de vinagre) e a Praça da Igreja Matriz.
A “Hora do Planeta”, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre elas, as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole de Atenas e – até mesmo a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante 60 minutos. No Brasil, à Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009. Promovido pelo WWF-Brasil, o movimento reúne cidades, empresas e pessoas em todas as regiões do País.
A atual edição da iniciativa conta com o patrocínio da Ambev, Banco do Brasil e Malwee.
No contexto da Hora do Planeta, o WWF-Brasil irá lançar uma petição – que poderá ser assinada até agosto – que pede que o Governo Federal crie um plano nacional para proteção e recuperação de nascentes, rios, lagos, córregos e outros mananciais, que ajudaria a aumentar a quantidade e a qualidade da água para consumo.
CONTEXTO GLOBAL – O ano de 2015 é decisivo na busca de soluções para as mudanças climáticas. Em dezembro, será sediada em Paris (França) a 21ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC, na sigla em inglês). O encontro, que reunirá os maiores líderes globais, tem como principal objetivo pavimentar o caminho para a assinatura de um acordo global de clima, com medidas para mitigar o avanço do aquecimento global e aumentar as adaptações necessárias para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Assim, a Hora do Planeta, que irá ocorrer em todos os continentes, é a grande oportunidade de unificar a comunidade global em torno de ações individuais que vão chamar a atenção dos dirigentes mundiais para a importância de se fechar um acordo global e eficaz para a conservação ambiental.
“A Hora do Planeta é um movimento das pessoas e também o mais duradouro do mundo, voltado para o clima. As luzes podem sair por uma hora, mas as ações realizadas por milhões de pessoas, ao longo do ano, irão inspirar as soluções necessárias para deter a mudança climática”, afirma o CEO e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley.