O posto do Ministério do Trabalho de Adamantina registrou aumento de 40% no número de trabalhadores que foram demitidos e entraram com pedido de seguro-desemprego no período de janeiro a março deste ano.
Os números foram comparados ao mesmo período do ano passado. Este ano, 1.236 trabalhadores das cidades de Adamantina, Lucélia, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru e Mariápolis, deram entrada no pedido do benefício.
Segundo a encarregada de expedição de carteira de Adamantina e região, Creuza Gilbertoni, o aumento da demanda ocorre neste período devido à entressafra das usinas da região. “Neste período, os trabalhadores das usinas que são muitos, entram com o pedido do seguro-desemprego e por isso, aumenta bastante o número de atendimentos”, explicou. “Este ano, o número de demissões foi realmente espantoso”, disse.
Já com relação às demissões, o MT registrou o total de 396 nos primeiros três meses do ano e 38 pedidos de demissões por trabalhadores. Creuza explica que muitas rescisões ocorrem por meio dos sindicatos de classe e por isso não passam pelo MT.
Outro número informado pela encarregada foi o de expedição de carteira de trabalho em Adamantina. Segundo ela, até o momento foram expedidas 454 novas carteiras. Nas demais cidades que são atendidas pelo MT de Adamantina, a expedição de carteira ocorre nas próprias prefeituras por meio de convênio com o Ministério do Trabalho.