A obra de construção da Unidade Básica de Saúde Porte II do bairro Mario Covas, em Adamantina, que deveria estar pronta em 1º de fevereiro desse ano encontra-se paralisada desde janeiro, segundo relatou os moradores.
O prédio deve abrigar a nova Estratégia de Saúde da Família (ESF), para atender também os moradores do Parque Itapuã.
A reportagem do JR esteve no local e conversou com alguns moradores que se queixaram do aspecto de abandono do local, devido o acúmulo de lixo e materiais de construção pelo terreno. Segundo eles, a obra está paralisada desde o início deste ano. “Essa obra que eles começaram no ano passado era pra terem continuado. Agora que parou pra gente é ruim. As pessoas passam e perguntam e nós ficamos até com vergonha”, disse o aposentado Valdomiro Rodrigues dos Santos.
Ele conta que quando a Administração Municipal anunciou a construção da unidade criou-se uma grande expectativa na população do bairro, que é atendida no PSF próximo ao campus I da FAI. “Com a unidade aqui no bairro vai ficar tudo mais fácil”, alegou.
Para o aposentado Valdomiro Teixeira, “Essa situação não está certa. Eles prometem, prometem e não cumprem. A gente fica humilhado”, opinou.
A construção de prédio teve apenas 16,93% concluída, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento. “As obras estão suspensas por falta de repasse do Ministério da Saúde. A municipalidade e a empresa vencedora da licitação aguardam repasse dos valores previstos em convênio para darem continuidade às obras”, esclareceu a prefeitura.
Pelo convênio, a obra está orçada em R$ 659.690,03. A empresa vencedora da licitação, responsável pela execução dos trabalhos é a Construlix, de Adamantina.