Na Semana Estadual de Combate à Dengue, a Secretaria da Saúde de Tupi Paulista, através da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) realizou diversas atividades para mobilização e conscientização da população.      
De acordo com a profissional de Informação, Educação e Comunicação da Emvicen, Lienai Nascimento, foram utilizados diversos meios de comunicação (rádio, jornal, internet) para divulgação dos casos de dengue, medidas a serem tomadas após a confirmação do diagnóstico da doença, notificação desses casos junto às unidades de saúde e distribuição de panfletos com medidas de prevenção no combate a dengue e na eliminação de criadouros.
Também foi realizado um arrastão em todo o perímetro urbano, com a retirada de materiais inservíveis e eliminação de larvas.
Em parceria com a Escola Municipal Profª Geny Barbosa Genovez, através da professora Amanda Fatinansi e dos alunos do 5º ano, foi montada uma peça de teatro de conscientização, que foi levada para as creches Cantinho da Criança e Leais e Escola Léo. Os alunos da Apae e da Escola Municipal Profª Ana Thereza C. Ferreira participaram do Culto à Bandeira na Escola Geny, onde também puderam assistir ao teatro.
Em todas as unidades escolares foram realizadas diversas atividades com os alunos tais como: charges da dengue, poesias, questionários, filmes e palestras. As professoras orientaram e ministraram palestras educativas. De acordo com Lienai Nascimento, “tudo com a finalidade de que os alunos sejam agentes multiplicadores na eliminação dos recipientes que possam acumular água”.
“A dengue só se combate se todos agirem em conjunto. A Prefeitura, as autoridades, as escolas e principalmente a comunidade, deve fazer a sua parte eliminando todos os recipientes que possam acumular água, limpando seu quintal e eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito”, pontuou Lienai.