No mês de março, a diretora municipal de Cultura de Panorama, professora Geni Arbid, participou juntamente com a auxiliar de biblioteca Fátima Cristina Dias Bastos, de uma oficina que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
Também participaram a coordenadora de Ensino Infantil Leiva Pereira Ribeiro e Maria Cristina, coordenadora da Pré-Escola Ídolo Guastaldi.
A oficina, realizada na cidade de Adamantina, teve como precursor o escritor Fábio Lisboa. O tema trabalhado foi “Histórias que saem dos livros: contar histórias em 5 Es”,
Lisboa é contador de histórias, autor, incentivador de leitura e palestrante. Graduado em Comunicação Social pela ESPM e Letras pela USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em editoras, universidades, escolas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Cultura, livrarias, TV Cultura, entre outros.
Os objetivos desses encontros é oferecer aos participantes a possibilidade de conhecerem ou aprimorarem os conceitos e as técnicas, a sensibilidade e o repertório relativos ao ato de se contar histórias; Despertar a capacidade criativa, emotiva e de expressão pessoal que contribuam para a narração de contos tradicionais, literários e de adaptações de histórias pessoais para o formato “contação de histórias”;
E, também, proporcionar a aplicação dos conceitos de forma prática, fazendo com que todos participem ativamente e também criem novas possibilidades para a contação de histórias.
O público-alvo são os profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura, que dentre outras, são estimulados a descobrir como encontrar pérolas num mar de histórias, como fazer texto e imaginação saírem dos livros, tendo revelado o que está por trás de um conto bem contado, apoiando-se a oficina, em bibliografia prática e conceitos teóricos baseados nos 5 Es.