Vários escorpiões foram encontrados em meio aos entulhos do terreno que abriga a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Brasil (em construção), em Adamantina, durante a limpeza realizada pela Secretaria de Obras e Serviços na manhã de segunda-feira, 6.
A UBS está com as obras paralisadas desde 2012 e tem sido alvo de reclamação dos moradores devido ao mato alto que tem crescido no terreno.
Além da vegetação, há entulhos que foram jogados por populares e materiais de construção como blocos e madeiramento, espalhados. Com isso, é frequente a aparição de escorpiões e aranhas nas casas ao redor.
Segundo um morador que é vizinho do terreno e preferiu não se identificar, recentemente apareceu um escorpião no fundo de sua casa. Já os caramujos, segundo ele, surgem com frequência nos dias de chuva. Próximo ao muro foi possível ver vários cascos do animal. “Quando chove ou o tempo fica úmido aparecem vários no meu quintal e eles vêm desse terreno. Eu acabo jogando sal neles”, disse.
Ainda segundo o morador, outro problema é que a obra tem atraído “pessoas estranhas” que os vizinhos suspeitam serem usuários de drogas. “Esses dias nós suspeitamos que soltaram uma bomba aí dentro, pelo barulho que fez. É lamentável essa situação”, relatou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber sobre a manutenção do local. Segundo informações do secretário municipal de Obras, Antônio Tiveron Neto, a área recebeu limpeza há cerca de quatro meses.
Ao ser questionada sobre o motivo da obra estar parada há tanto tempo, a assessoria de imprensa explicou que a obra está sob responsabilidade da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Adamantina (Emda) há cerca de 1 ano, mas o início depende de autorização da Caixa Econômica Federal. “A Administração Municipal tem feito contatos permanentes com a Caixa Econômica Federal e aguarda posicionamento do órgão para possibilitar o início e conclusão da importante obra e/ou adoção de outra medida possível”, informou a Prefeitura.