Depois do sucesso de público na primeira apresentação do Circuito Cultural Paulista (CCP) em Adamantina, o principal programa de difusão cultural do estado e um dos maiores do país traz, neste mês, mais um espetáculo de circo – “O Senhor das Chaves”, de Alexandre Roit.
O evento gratuito está agendado para este domingo, 12, a partir das 20h30, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Cônego João Baptista de Aquino. A classificação é livre e o espetáculo tem duração de 50 minutos.
Na história levada ao palco por Alexandre Roit, um velho marinheiro aparece, mas não se sabe de onde. Bastante atrapalhado, mostra dúvidas a respeito do que faz ali, e de quem são aquelas pessoas sentadas à sua frente. Entendemos que ele está sem memória.
Aos poucos, e com a ajuda do público, ele vai se localizando, e acaba por abrir os baús que se encontram no palco. Dentro dos baús, ele encontra objetos – instrumentos musicais, pedaços de cordas, tecidos – que o fazem recordar várias histórias. Elas ativam o imaginário dos pequenos espectadores, colocando-os também como narradores ou até personagens das mais incríveis fábulas.
A atração é a segunda do CCP que atraiu mais de 300 pessoas no último dia 22, durante a encenação do espetáculo circense Retalhos Populares, da Palhaça Carmela. A atividade também foi realizada pela Secretaria de Cultura de Adamantina em parceria com o Governo de Estado.
PROGRAMA – O Circuito Cultural Paulista, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada, oferecendo gratuitamente diversas atrações culturais de março a novembro em 105 municípios paulistas.
Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística.
A sexta edição do programa, leva até o mês de novembro espetáculos de circo, teatro, dança e música para cidades do interior e do litoral de São Paulo. São oito meses de atividades culturais gratuitas, cerca de 840 atrações programadas ao longo do ano. Cada cidade recebe uma atração por mês. O programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).