O município de Brasilândia (MS) está em festa hoje, 25, e comemora 50 anos de emancipação político-administrativa. E para celebrar a data, a Prefeitura preparou diversas atividades a população brasilandense.
Entre as ações, está programado para ocorrer hoje, às 7h o hasteamento das bandeiras na Praça Santa Maria; às 8h missa em ação de graças pelo cinquentenário do município, na Igreja Matriz Cristo Bom Pastor; às 9h gincana cultural escolar, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’; também às 9h recepção ao governador, outras autoridades, visitantes e convidados para a entrega de escrituras, assinatura de ordens de serviços, anúncios de emendas e homenagem aos ex-prefeitos de Brasilândia, no Anfiteatro Ramez Tebet; às 9h30 ocorre a 2ª etapa do Circuito Intermunicipal de Laço Comprido, no Rancho do Dito Farias (Assentamento Pedra Bonita); às 13h haverá o 13° Radical Cross, na Pista Oficial de Motocross; às 15h desfile cívico, no Estádio Municipal ‘Joaquim Cândido da Silva’ e, às 22h show com a banda Dona Benta, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’.
Amanhã, 26, às 8h, o dia começa com o 13º Radical Cross na Pista Oficial de Motocross; às 9h ocorre a 2ª etapa do Circuito Intermunicipal de Laço Comprido, no Rancho do Dito Farias; às 9h acontece a final do 1° Torneio Municipal de Futebol de Areia, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’; às 14h cavalgada Arthur Hoffing, entorno do Cruzeiro (ao lado da Câmara Municipal); às 18h30 Festival de Música Popular, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’ e, para encerrar a programação especial de aniversário, às 20h show com João Fábio e Banda, no Centro de Vida Saudável ‘Akira Otsubo’.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2014, Brasilândia possui população estimada de 11.923 habitantes. Em 2010, esse número era de 11.826.
As terras que atualmente constituem o município pertenciam a Cia. Inglesa Brasil Land Cattle Co, que foram desapropriadas e incorporadas ao Patrimônio da União, nos anos de 1947 e 1948, por General Eurico Gaspar Dutra, presidente da República, sendo, na época, o governador de Estado Arnaldo Estevão Figueiredo. Parte dessa gleba foi adquirida por Arthur Hoffg e Alberto Mad, o primeiro fundador de Brasilândia.
Foi elevada a distrito pela Lei nº 1.501, de 12/7/1961 e a município pela Lei nº 1.970, de 14/11/1963.
A cidade é atualmente administrada por Jorge Diogo e Márcia Amaral. Tendo como presidente da Câmara, Paulo Sérgio de Abreu.