A população de Pacaembu está na expectativa de que o novo e moderno prédio do Fórum recém construído seja inaugurado ainda neste ano de 2015. A obra projetada e contratada diretamente pela Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado já está concluída e aguarda uma data oficial de inauguração. O local é mais amplo, moderno e a expectativa visa melhorar ainda mais o atendimento a população.
A reportagem solicitou junto ao setor de comunicação social do Tribunal de Justiça (TJ) informações quanto à inauguração. O TJ explicou que no dia 13 de fevereiro deste ano recebeu provisoriamente o prédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, órgão do poder executivo responsável pela obra, mas foram indicadas pendências construtivas.
Segundo o Tribunal, decorrido o prazo para sanar as pendências constatadas, foi necessária a realização de nova vistoria que aconteceu nos dias 30 e 31 de março, com as presenças de técnicos da Secretaria e do Tribunal de Justiça.
Após o relatório que ainda está sendo elaborado pelas equipes dos dois órgãos referente à segunda vistoria é que a data de inauguração deve ser definida. A previsão é que o relatório fique pronto até o dia 30 de abril.
De acordo com o setor de comunicação social do Tribunal de Justiça, a inauguração do novo prédio com a ocupação pelo TJ vai acontecer em cerca de 120 dias, após a entrega do imóvel por parte da Secretaria da Justiça. Esse prazo será o necessário para que os serviços de manutenção dos equipamentos, de limpeza, vigilância, entre outros sejam contratados.
No novo prédio a Comarca Judicial de Pacaembu que já tem uma vara e com o juizado especial cível, tem o plano de ocupação de três varas judiciais, restando a instalação da segunda vara.
Segundo o TJ, não há vara específica para a execução penal no Fórum de Pacaembu, por ser de competência da Vara Judicial e do Departamento Estadual de Execuções Criminais da 5ª Região do Decrim com sede em Presidente Prudente.
O Jornal Regional já tratou o assunto na edição do dia 11 de março de 2012 quando a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania informou que as obras deveriam ser concluídas até o final daquele ano. A obra localizada entre as ruas São João, Yonekio Tomo e avenida Manoel Teixeira Junior teve o investimento do Governo do Estado no valor de R$ 6.689.587,29.
A reportagem constatou que o mato já toma conta do novo prédio.