A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Professora Neuza Berbel Bernava, em São João do Pau D’ Alho, realizou ontem, 29, uma gincana saudável com os alunos, com o intuito de promover educação nutricional e incentivar o consumo saudável dos alimentos. Participaram da atividade 114 alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa surgiu do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que enviou um comunicado as Secretarias Municipais de Educação, sugerindo que os nutricionistas planejassem e realizassem atividades para comemorar os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), afim de celebrar o sucesso e os avanços do programa que está presente em todos o municípios do Brasil oferecendo às crianças matriculadas na rede de ensino, uma alimentação saudável e adequada, promovendo educação alimentar e nutricional e incentivando a agricultura familiar da região, visando sempre garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos.
A atividade foi planejada e comandada pela nutricionista responsável técnica pela Alimentação Escolar, Julieti Loyola Barbosa Freitas, que enfatizou a importância da atividade para as crianças. “Esse tipo de atividade faz com que desperte na criança o interesse pelo assunto, assim, ela aprende e se diverte ao mesmo tempo levando o aprendizado para o seu dia-a-dia e contribuindo para uma alimentação mais saudável”.
Durante a gincana os alunos participaram de atividades como degustação de novos alimentos, montagem da pirâmide dos alimentos, boliche com alimentos, compras no supermercado, entre outras ações. As atividades tinham a função de transmitir algum conhecimento ao aluno, dentre elas, destaca-se a que iniciativa do aluno a consumir mais água e fazer atividade física. Nessa prova eles deveriam completar um percurso com obstáculos sem deixar cair água do copo. A atividade mais disputada e divertida para os alunos foi a de perguntas e respostas relacionadas a alimentação com “tinta no rosto”, onde o discente que errava a resposta dava o direito ao outro adversário pintar seu rosto com tintas.
“As escolas são locais privilegiados para esse tipo de atividade educativa e exerce papel importante na formação dos hábitos alimentares dos alunos através da alimentação escolar. O nutricionista tem papel fundamental nesse tipo de ação na escola. Essa gincana envolveu todos os funcionários e professores na execução da atividade e a equipe é sempre muito importante nessas ações,” avaliou a nutricionista.