Todo processo que der entrada a partir de agora no Fórum da Comarca de Tupi Paulista será encaminhado via internet substituindo volumes de papel que aos poucos, será abolido do cotidiano dos fóruns paulistas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Sobre o sistema digital implantado no Juizado Especial Cível e Criminal, o juiz de direito, Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira, titular no Fórum de Tupi Paulista, disse que a digitalização passou a funcionar há duas semanas e, a partir de então, advogados passaram a peticionar e verificar andamento dos processos via internet através de um portal disponibilizado pela empresa administradora do sistema contratada pelo TJ-SP.
Caso o processo corra em segredo de Justiça, o advogado poderá requisitar uma senha de acesso.
Todos os dados são armazenados num servidor de última geração responsável pelo arquivamento de todas as informações, que atende todos os níveis dos protocolos de segurança.
Para o magistrado, este sistema reduzirá o fluxo de pessoas no Fórum. “Vai diminuir porque as pessoas não vão precisar se dirigir até lá [no Fórum]. Ninguém vai precisar ir ao Fórum para levar qualquer documento”, avaliou.