Preocupados com a melhoria da qualidade da produção e gestão ambiental da indústria cerâmica na região Oeste Paulista, empresários do setor participam de consultoria do Sebrae-SP na sede da Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista (Incoesp), entidade parceira em Panorama.
O encontro com o empresariado do ramo serve para identificar problemas levantados pelos próprios participantes, que deverão apresentar melhoras substanciais na empresa até o fim do próximo ano, segundo a meta estabelecida pela consultoria.
A consultora do Sebrae de Presidente Prudente, Selma Luz, informa que os problemas e dificuldades identificados vão ajudar a partir de agora na criação de um conjunto de ações para melhoria da gestão, tecnologia, melhora do produto, certificação, gestão da empresa, organização social do fortalecimento do setor.
“Eles têm vários problemas que estão ocorrendo no pólo entre eles, à questão dos resíduos ambientais [caco cerâmico]. Então é buscar soluções para melhorar e fortalecer e desenvolver o setor para que o pólo volte a ser referência em cerâmica vermelha”, afirmou a consultora.
Em meio a tantas queixas de empresários do setor atribuindo a situação econômica do país parte dos problemas enfrentados pela indústria cerâmica, a consultora aconselhou: “É neste momento de crise que você tem que pensar diferente e buscar oportunidades. Aqueles que ficarem só lamentando e chorando vão ficar para trás”, disse.
Os encontros entre Sebrae-SP e ceramistas ocorrem periodicamente na sede da Incoesp.