O Estado de São Paulo deu mais um passo no desenvolvimento do turismo. O governador Geraldo Alckmin sancionou no último dia 29, Projeto de Lei Complementar que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias. “Estamos dando um grande salto. Nós temos um enorme potencial e força para o turismo”, declarou o governador. Além disso, a proposta também estabelece requisitos para classificação dos municípios de interesse turístico e das estâncias turísticas.
Como se sabe o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) é um grande batalhador pelas questões do turismo no Oeste Paulista, seja apresentando projetos, promovendo reuniões e seminários e auxiliando entidades de classe. O parlamentar, que estava presente na cerimônia de assinatura, disse que “o turismo é fonte de desenvolvimento e uma indústria limpa para todos os municípios, gerando riquezas e melhorando a qualidade de vida”.
Na prática, a nova legislação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades do Estado, excetos as estâncias já existentes, podem concorrer, se preencherem alguns critérios como serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e transporte, e informação e receptivos turísticos.
Com isso, São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado por meio de um fundo constitucional que, para este ano de 2015, está previsto para um investimento de R$ 268 milhões para as 70 cidades estâncias.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Deputado Mauro Bragato