O Núcleo de Controle de Endemias de Brasilândia (MS) informou que, no mês de abril, foram realizados 30 testes rápidos, sendo que 16 cães apresentaram diagnóstico positivo. No mês passado, 18 cães foram recolhidos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas (MS). O calendário de teste rápido e recolhimento de cães está definido e as ações ocorrerão nos dias 8 e 22 de maio.
O calendário foi elaborado visando dinamizar as atividades relativas ao atendimento de denúncias de casos suspeitos de leishmaniose visceral canina, bem como realização do teste rápido e, no caso de diagnóstico positivo, o recolhimento e transporte dos animais até o CCZ. O Núcleo de Controle de Endemias do município também estabeleceu regras para o bom funcionamento do serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O primeiro passo é comunicar a suspeita ao Agente de Endemias ou Agente Comunitário de Saúde que visita periodicamente as casas. O morador também pode comunicar a suspeita pessoalmente na sede do Núcleo de Controle de Endemias, ocasião em que fornecerá o endereço completo, telefone e o melhor horário para os agentes realizarem o exame e eventual recolhimento do animal.
Após esse procedimento, o proprietário deve aguardar a realização do teste rápido agendado conforme o calendário de recolhimento. No caso de animais diagnosticados por médico veterinário particular, o proprietário deve entregar o resultado positivo assinado pelo profissional no Núcleo de Controle de Endemias para que o animal seja incluído no calendário de recolhimento.