Já está quase tudo pronto para mais uma edição da Virada Cultural Paulista em Presidente Prudente. Entre as 18h deste sábado e às 20h do domingo, 31, a cidade recebe dezenas de atrações culturais inteiramente gratuitas. Entre os destaques, estão os shows de Agnaldo Timóteo, Racionais MCs, Boogarins, Krisiun, Os Opalas e Aláfia no palco principal, localizado no Parque do Povo. Mas a Virada tem muito mais: dança e teatro também fazem parte da programação completa. 
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras de 24 cidades, a Virada Cultural Paulista é o maior evento do interior e litoral paulista. A proposta é promover uma intensa ocupação cultural das cidades, oferecendo apresentações gratuitas em vários estilos e vertentes, para colocar o público em contato com os grandes nomes da cultura brasileira e apresentar também artistas emergentes. 
A abertura do festival está por conta de Agnaldo Timóteo, no sábado às 19h30, levando à cidade o melhor da música brasileira. Em seguida, o rock psicodélico da banda goiana Boogarins sobe ao palco com um show para recordar os anos 70 no melhor estilo contemporâneo. Encerrando as atrações musicais do dia com death metal de peso, a banda Krisiun se apresenta às 23h59. Criado em 1990, o trio gaúcho formado por Alex Camargo (baixo e voz) e pelos irmãos Max (bateria) e Moysés Kolesne (guitarra) é referência do death metal nacional e internacional. 
O segundo dia de festival começa às 15h30, com a banda Os Opalas, difundindo o melhor da música brasileira em shows com composições autorais e releituras clássicas do samba rock. Logo após é a vez do grupo paulistano Aláfia mostrar a união da música black com a cultura popular brasileira na cidade. O grupo de rap Racionais MCs é a grande atração para o encerramento do festival, cantando antigos sucessos e novos hits, a partir das 18h30. 
Reforçando a programação de música, a Prefeitura de Presidente Prudente montou um segundo palco externo no Parque do Povo, com mais cinco apresentações de bandas locais, com a participação de Last Kill Day, Subcut, Vinni Pelegrino e os Libertários, Arkhaikus e Alessa. 
Também tem Virada no Teatro Paulo Roberto Lisboa, que recebe o grupo Ballet Stagium, com o espetáculo Choros, coreografado por Décio Otero, que se inspirou num grupo de dezenas de músicos que se reunia semanalmente para tocar chorinhos ao lado de sua casa, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O elenco interpreta corporalmente clássicos de nomes como Cartola e Pixinguinha. 
O palco conta com a apresentação do Quinteto de Sopros OSESP, no domingo, a partir das 11h, com um programa com obras de Mozart, Eugéne Bozza, Malcom Arnold e Ronaldo Miranda. Durante a performance, os integrantes contam curiosidades sobre as peças e seus autores, explicam as características de seus instrumentos e comentam sobre os aspectos de suas vidas como instrumentistas, compartilhando com o público suas experiências musicais. 
Todos os espetáculos da Virada Cultural Paulista são gratuitos, mas o acesso ao Teatro Paulo Roberto Lisboa depende da disponibilidade de lugares. A distribuição de ingressos começa na bilheteria, duas horas antes de cada atração.
SESC THERMAS – O Sesc Thermas – Presidente Prudente também é parceiro da Virada Cultural Paulista e faz programação especial e gratuita ao longo do fim de semana. No sábado, o coletivo 5 a Seco marca presença com o show Policromo, às 20h30, e no domingo é dia de teatro com o espetáculo A Lenda Mágica, baseado na vida e no ensinamento de Shunryu Suzuki (1905-1971), monge Zen japonês. A apresentação reúne 17 números de mágica, costurados por uma narrativa teatral. 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria de Estado da Cultura