A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) disponibiliza um site para consumidores que moram em municípios que não possuem o órgão. A novidade foi anunciada na semana passada, em reunião na capital paulista para os coordenadores do Procon do Estado.
O site www.consumidor.gov.br que já existe há quase um ano poderá ser utilizado nos casos em que os consumidores tiverem problemas com compras realizadas em lojas físicas instaladas nas cidades que não possuem Procon.
A chefe do departamento de Defesa do Consumidor de Dracena, Phriscila Dantas, explica que antigamente o Procon disponibilizava site apenas para reclamações de compras pela internet. “Aqueles que tinham problemas com produtos adquiridos em lojas físicas tinham que procurar o juizado de pequenas causas. A partir de agora, tudo pode ser feito pela internet”, conta.
No consumidor.gov.br o público pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Todos os atendimentos e procedimentos necessários serão realizados por e-mail.
O atendimento efetuado por meio do site ocorre da seguinte forma: primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site. Depois, o consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa, que tem até 10 dias para analisar e responder a reclamação. Em seguida, é garantida ao consumidor a chance de, em até 20 dias, comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de informações públicas sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, ainda sobre aqueles que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações.
De Junqueirópolis a Panorama só há Procon em Dracena, Junqueirópolis e Santa Mercedes.