A Vigilância Epidemiológica (VE) de Panorama divulgou na manhã de segunda-feira, 15, a existência de 149 pessoas infectadas pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, de janeiro a junho desse ano em vários bairros do município.
Do início do ano até a sexta-feira, 12, 274 pessoas apresentando sintomas característicos da doença tinham passado pela Vigilância Epidemiológica a procura de exames para comprovar se estavam realmente infectados pelo vírus. Desse total, 149 pessoas estavam com dengue.
Segundo a VE local, a quantidade de pessoas procurando pelo atendimento caiu nos últimos dias. Acreditam que a baixa procura deva estar relacionada à baixa temperatura. O mosquito da dengue detesta frio e morre em locais com menos de 17ºC.
MEDIDA – A Vigilância Epidemiológica conta a seu favor com apoio da Prefeitura, que começou este ano a aplicar multa no valor de R$ 480 para donos de terrenos dentro da área urbana que não cuidam desses espaços utilizados muitas das vezes como depósito de lixo nos bairros.
SINTOMAS – Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas. (Com informações do site Dr. Drauzio Varella)
SERVIÇO – Quem apresentar sintomas da dengue pode procurar pela VE de Panorama situada na avenida Prestes Maia, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h no prédio atrás do Centro de Saúde ‘Dr. Jurandir Aparecido Gonçalves’.