A cidade de Brasilândia (MS) foi escolhida pela Elektro para a implantação do Projeto de Gestão Energética Municipal (GEM). A parceria foi firmada no último dia 17, em reunião no gabinete do prefeito, na qual representantes da Elektro apresentaram o projeto ao prefeito Jorge Diogo, ao secretário de Administração Waldemar Firmino, ao presidente da Câmara, vereador Sérgio Abreu, e ao líder do governo, vereador Antônio José da Silva, o Toninho.
O objetivo do Projeto GEM é desenvolver a cultura da sustentabilidade no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio ambiente. Além disso, o projeto apresenta um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia das instalações da prefeitura e está integrada com a política de modernização administrativa da Prefeitura.
De acordo com os representantes da Elektro, agentes municipais receberão treinamento e serão capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal. Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura.
Em Brasilândia, o Projeto GEM será lançado no dia 17 de julho, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Será realizada uma sensibilização a todos que participarem do lançamento e, na sequência, os 10 agentes municipais serão capacitados como facilitadores na implantação do Projeto GEM no âmbito da Prefeitura de Brasilândia.
PROJETO GEM – Este projeto foi contemplado no Programa de Eficiência Energética da Concessionária de Energia Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de sustentabilidade e de combate ao desperdício de energia elétrica conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estes projetos trazem muitos benefícios à sociedade, além de contribuir para o consumo consciente.
A implantação da Gestão Energética Municipal em Brasilândia contará com a empresa Facto Energy, contratada pela Elektro, que ministrará treinamentos para os servidores municipais, realizará diagnósticos energéticos nas instalações municipais e dará suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica. Com este projeto, a Prefeitura tem a oportunidade de integrar em suas políticas públicas a preocupação com o consumo racional de energia, trabalhando para tornar Brasilândia uma cidade mais eficiente e sustentável.