Foi concluída no mês passado, a 3ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, em Monte Castelo.
A conferência de saúde é realizada a cada quatro anos com vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. A reunião discute a saúde das pessoas, o sistema de saúde da comunidade e envolve o governo, os profissionais de saúde, os prestadores e cidadãos usuários.
No evento foram apresentadas pelos participantes, propostas que foram aprovadas pelos delegados da conferência, que deverão contribuir para implementar as políticas de saúde do município. Nesta oportunidade, foram eleitos entre os delegados presentes, respeitando-se a paridade prevista em lei, 50% de delegados usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores do SUS. Estes delegados tiveram a incumbência de representar o município na etapa regional da 7ª Conferência Estadual que ocorreu nos dias 26 e 27 de junho nas dependências da Unoeste, em Presidente Prudente.
A etapa regional contou com a participação de aproximadamente 270 delegados oriundos cinco regiões de saúde de Presidente Prudente, onde tiveram mais uma vez, a oportunidade de apresentarem propostas para melhoria da assistência à saúde no SUS nas três esferas de governo. Das 160 propostas apresentadas, 20 foram aprovadas para serem apreciadas e aprovadas pelos delegados que irão participar da Conferência Estadual que acontecerá entre os dias 22 a 24 de julho em Águas de Lindóia.