As recorrentes denúncias de consumo de droga e até mesmo abuso e exploração sexual infantil têm assombrado a pacata população do distrito Terra Nova D’Oeste, em Santa Mercedes, e colocado em alerta equipe do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Conselho Tutelar e as polícias Militar e Civil.
Frente a essas denúncias, o Cras e o Conselho Tutelar encabeçam no decorrer desse mês de férias escolares, atividades educacionais pelo projeto ‘Sessão de Férias’, que mescla projeção de filmes e palestras para crianças, adolescentes, pais e responsáveis.
A atividade iniciada nesta segunda-feira, 6, deve tirar da ociosidade os adolescentes, que sem ter o que fazer procuram se entreter na praça e na porta dos bares.
Se existem números para mostrar o mapa da realidade desses adolescentes no distrito, segundo uma conselheira tutelar de Santa Mercedes, muitas pessoas denunciam tráfico de drogas e abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, mas poucas detalham essas informações para registro da ocorrência, o que prejudica o Conselho Tutelar saber em números exatos a dimensão real do problema denunciado.
PATRULHAMENTO – O comandante do Grupamento da Polícia Militar de Santa Mercedes, sargento Barbosa disse que está sendo mantido patrulhamento diário no distrito de Terra Nova D’Oeste com o apoio da Polícia Militar de Nova Guataporanga, município próximo 4 km do distrito pertencente à Santa Mercedes.
SOB ALERTA – De acordo com o delegado de Santa Mercedes, Alexandre Luengo Lopes, uma investigação feita no distrito confirmou a existência de consumo de droga, porém, acredita que a realizações de palestras ajudam a orientar esses jovens quanto aos malefícios do entorpecente. Tendo inclusive se colocado a disposição da Prefeitura e do Conselho Tutelar para ministrar as palestras.