A Igreja Batista de Flórida Paulista promoveu no último dia 4, pela primeira vez, o casamento comunitário de um casal surdo e mudo realizado em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A celebração foi presidida pelo pastor Aguinaldo Carvalho (oralmente) e traduzida em sinais por sua esposa que é professora e intérprete de Libras da Igreja, Rosane Carvalho.
De acordo com a intérprete, ela conheceu os noivos, Willian Vinicius e Auriste Barbosa, que não são evangélicos, através da comunidade surda da região. “Como na Igreja Batista existe o projeto em que ensinamos Libras à comunidade, nós conhecemos muita gente que possui a deficiência auditiva e nos tornamos amigos, foi assim que conhecemos o casal”, contou.
Ela explica que o casamento foi comunitário, pois a Igreja se sensibilizou com a perda do emprego da noiva, que devido a isso estava sem condições de realizar a festa. “Foi aí que decidimos realizar o sonho de toda noiva que é usar o vestido de noiva e poder oferecer uma festa aos seus convidados. Cada um da igreja ajudou no que pôde: um deu o vestido, outro o bolo e assim foi”, disse Rosane. O casal reside em Adamantina.
Na cerimônia, além dos fiéis da igreja e família dos noivos, estava presente cerca de 20 pessoas da comunidade surda. “Eles nos agradeceram muito, pois não estão acostumados a ir aos lugares e entender tudo que está acontecendo. Sempre é muito difícil pra eles”, relatou.
Segundo ela, apesar das dificuldades ainda enfrentadas pela deficiência auditiva, os surdos possuem hoje os mesmos direitos que as pessoas sem deficiência. “Na história dos surdos a gente encontra um período em que eles eram proibidos de casar e de ter filhos”, relata. Para ela, o casamento representou uma conquista para os surdos e mudos. “Barreiras foram rompidas. Apesar de não parecer, essas pessoas ainda sofrem muito preconceito e muitas são apresentadas como incapazes, ou são muito superprotegidas ou são deixadas de lado. Poder mostrar o contrário e proporcionar igualdade, foi uma grande vitória pra nós”, concluiu.
A Igreja Batista de Flórida Paulista conta com vários projetos sociais e um deles é o de aula de Libras gratuita para comunidade surda e também para indivíduos sem a deficiência, sejam evangélicas ou não.