Durante o mês de julho a Secretaria de Saúde de Adamantina realiza campanha de Tuberculose com objetivo de conscientizar a população.
De acordo com a enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, Miriam Regina Rocha Prado, será feita uma intensificação durante este mês para oferecer aos pacientes que estiverem com tosse, o exame que detecta a tuberculose.
Segundo ela, em média ocorrem 10 casos por ano e de janeiro até agora foram detectados três casos no município, dois deles estão em tratamento.
O exame é feito mediante prescrição médica, no Posto de Saúde, no período da manhã. O resultado chega em uma semana.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.