O secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, reforçou nessa sexta-feira, 17, na abertura da 56ª Festa do Ovo, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos, para os riscos da gripe influenza (aviária), chegar ao plantel aviário do País, representando um risco para a cadeia produtiva e economia em geral.
Jardim salientou que o Estado de São Paulo, está tomando as precauções necessárias para prevenir contra eventual riscos da gripe aviária nas granjas paulistas e em Bastos que é uma referência nacional na produção de ovos, a Secretaria está trabalhando junto com a Prefeitura e Sindicato Rural, se reunindo com os produtores para orientar sobre técnicas sanitárias a serem utilizadas nas granjas para evitar eventual contaminação.
O surto da gripe aviária surgiu neste ano nos Estados Unidos, com o sacrifício de milhões de aves. No Brasil, ainda não há registros de casos.
“Temos que nos preocupar com as granjas limpas, usando todos recursos e tecnologia sanitárias disponíveis para evitar que a doença chegue ao Estado de São Paulo”, ressaltou o secretário.
O tema que já havia sido debatido em reunião do secretário com os produtores de Bastos há pouco mais de um mês, foi novamente abordado na Festa do Ovo, durante os eventos paralelos, no 41º Encontro de Avicultores e na 38ª Jornada Técnica.
TECNOLOGIA- A Festa do Ovo em Bastos é um dos mais tradicionais eventos da região. O que fica demonstrado nos maquinários de tecnologia de ponta, relacionados à produção de ovos, expostos no evento que encerra hoje, 19.
O presidente do Sindicato Rural de Bastos, Katsuhide Maki, afirmou que a Festa é a oportunidade dos produtores terem contato com a nova tecnologia da cadeia produtiva de ovos, além das informações científicas que os granjeiros recebem no Encontro dos Avicultores e Jornada Técnica.
“A moderna tecnologia, é extremamente importante na produção de ovos”, afirmou.
Maki acrescentou que os ovos deveriam estar mais presentes na merenda escolar. Ressaltou também que é preciso acabar com o preconceito a respeito das qualidades do ovo na alimentação. “É um dos mais importantes e baratos produtos nutricionais para a mesa do brasileiro”, reiterou o presidente.
Bastos produz diariamente, segundo o Sindicato Rural, 117 milhões de ovos, o que coloca o município entre os principais produtores da América do Sul.
Compareceram na abertura da Festa, além do secretário Jardim, a prefeita Virgínia Fernandes, a vice-prefeita, Ione Kimura, os deputados Mauro Bragato e Reinaldo Alguz, vereadores e representantes de sindicatos e associações de produtores rurais da região.