Os Jogos Regionais que começaram na última sexta-feira, 17, aquece a economia de Osvaldo Cruz. A cidade recebe até o dia 25 perto de 5,5 mil atletas e visitantes, entre árbitros, dirigentes e familiares de competidores. Por isso, o comércio local está aquecido em vendas.
No ano passado, quando a cidade também organizou as competições, o comércio de Osvaldo Cruz teve uma movimentação estimada em R$ 2 milhões, segundo a Prefeitura.
Entre os comerciantes o clima neste ano é de otimismo, principalmente pelo contexto econômico diferente de 2014.
Para o empresário Edvaldo Marconato, proprietário de um supermercado na cidade, o aumento é de 20% nos dias de jogos em comparação com as épocas em que não há os Regionais. “Os visitantes compram principalmente alimentos”, afirma.
Já o comerciante Claudemir Fumes, gerente de uma loja de artigos esportivos, afirma que “apesar da crise está havendo uma grande procura pelos produtos da loja” declarou.
O gerente reforça que a maioria dos consumidores que entra na loja é atletas e visitantes.
Os setores onde há maior movimentação na economia local são os de supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, farmácias e materiais esportivos. “Mas indiretamente toda cidade acaba sendo envolvida”, enfatiza o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Regionais, Luiz Gumiero.